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Apresentação

Histórico da Escola


A Escola Estadual do Núcleo Residencial Pindorama recebeu este nome de origem tupi-guarani, que significa Palmeira, pois, nesta região era predominante e vegetação de palmeiras.


A Escola Estadual do Núcleo Residencial Pindorama – Ensino Fundamental se tornou realidade graças esforço e organização da comunidade em 1985.

Começou com a denominação de Escola Estadual do Núcleo Residencial Pindorama – Ensino de 1ºGrau, se tornou realidade graças esforço e organização da comunidade que solicitou ao Governador do Estado, José Richa - em 1985 - o funcionamento de uma turma de 5ª série, visto que era e é um núcleo habitacional distante do centro da cidade e de outros locais que ofereciam o ensino de 5ª a 8ª série.

Nesse núcleo habitacional já funcionava na época o ensino básico compreendido de pré a 4ª série e as atividades escolares eram desenvolvidas regularmente. A comunidade vendo a escola como uma instituição importante para seus filhos passou a sonhar com uma escola que ofertasse as outras séries do ensino fundamental. Também devido as dificuldades que as famílias teriam em deslocar seus filhos para outras escolas pois dependeriam de transporte e na época devia ser pago pelos mesmos. E ainda um grande número de alunos já havia concluído a 4ª série, já estavam trabalhando no período diurno e não havia na vila a continuidade das séries.

A comunidade sob a direção do Sr. Ademar Harca presidente da Associação de moradores, Lauri Camargo, Danilo Molon, José Faustino, Claudio Lucas reivindicaram com provas e a escola se tornou realidade com funcionamentos noturno de 5ª série progressiva nos anos seguintes.

A escola teve como primeira diretora a professora Juvelina Medeiros, de 1985-1990 e seguindo Maria Mazor 1990-1991, Salete Molossi 1992-1993, Rogel A. Barreto 1994, Roseli Xavier 1995, Ivone Fátima Bariviera 1996-1997, Lisete Clara Granetto 1998-2005 e atualmente tem como diretora a professora Márcia Terezinha Veronese.

O reconhecimento do curso de 1º grau regular da escola deu-se através da Resolução n.º 2.567/89 publicada no Diário Oficial n.º 3.113 de 25/09/1989.

A Escola passou a denominar-se Escola Estadual do Núcleo Residencial Pindorama – Ensino Fundamental – código 00635, pela nova LDB n.º 9.394/96 aprovada em 20 de dezembro de 1996, e em vigor a partir de 1998.

Contamos hoje com quatro turmas no período matutino e quatro turmas no período vespertino, que totaliza 167 alunos. Nossa equipe é composta por diretora, pedagoga, 22 professores e 5 funcionários. Quanto às salas de aulas, usufruímos de 4 e 3 salas são cedidas para uso da escola Municipal, contamos com laboratório de Ciências, de Informática e Biblioteca.

Nossa escola tem o tempo escolar organizado em série e a organização curricular utilizada é por disciplina, conforme matriz curricular, as formas de registro de avaliação são bimestrais.

A escola acolhe a todos, relevando as diferenças sociais, culturais, religiosas e raciais, respeitando todos, buscando uma escola integradora, onde todos são bem-vindos e na qual as diferenças sociais e pessoais são aceitas, respeitadas e valorizadas, diminuindo a distância entre o que dizemos e o que fazemos.


Comunidade

Caracterizar a comunidade é de suma importância para a escola, uma vez que esta reflete as relações e embates que se dão nesta esfera. Diante da realidade do nosso país e estado a Escola Estadual do Núcleo Residencial Pindorama assim se apresenta:

É um bairro distante 6km do centro da cidade, caracterizado por uma população de baixa renda e os pais dentro de suas possibilidades são participativos e atuantes no tocante ao acompanhamento da vida escolar dos filhos e auxílio de eventos.

O bairro é formado basicamente por residências, pequenos e poucos estabelecimentos comerciais, não dispõe de opções de lazer, o que faz com que os alunos queiram vir na escola em horário contrário, uma das alternativas da comunidade é utilizar a quadra de esporte da escola, em horários alternativos (feriados, período noturno e fins de semana).

Os pais encontram na escola um local de segurança, acreditam que seus filhos estão adquirindo conhecimentos e valores diferenciados. Na opinião deles, esta aquisição deveria ser global, incluindo os conhecimentos pré-estabelecidos(currículo) e outros como o conhecimento de novas tecnologias, pois tem expectativa de que através da educação, seus filhos terão condição de ter uma vida melhor, amenizando as dificuldades que os pais enfrentam.

A maioria dos alunos que estudam nesta escola moram com os pais, outros em menor quantidade moram são com a mãe e padrasto e ainda um menor número de alunos reside com pai e madrasta e/ou com avós e tios.

A renda das famílias em grande contingente é de um salário mínimo e um percentual menor é de dois a três salários. Sendo que a maioria dos alunos moram na própria vila da Pindorama e um percentual menor nos bairros próximos como o Luzitani e Santa Fé.

Os alunos consideram a escola um espaço agradável e aconchegante, onde mantém relacionamentos de amizade e afetividade com colegas, funcionários e professores. A participação dos mesmos é efetiva, mas a preferência por atividades diferenciadas é evidente, pois os mesmos alegam que a aprendizagem acontece da mesma forma.

O nosso estabelecimento não está adaptado para a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais. A falta de preparação por parte dos profissionais de educação do ensino regular acarretam grandes dificuldades para trabalhar com os alunos que apresentam essas necessidades, mas isso pode ser suprido por uma sala de recursos.

Enfim, toda a comunidade escolar tem em mente que o principal objetivo da escola é a educação integral. Está deve trabalhar os conteúdos (currículo) de forma a relacioná-los com o cotidiano do aluno, a cultura, salientando a sua importância e buscando o conhecimento diversificado através de atividades diferenciadas que vem de encontro com o enriquecimento curricular.




Veja no mapa o endereço da Escola






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