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Equipe Pedagógica

Equipe Pedagógica

A Equipe Pedagógica é o órgão responsável pela coordenação, implantação e implementação, no Estabelecimento de Ensino, das Diretrizes Curriculares definidas no Projeto Político-Pedagógico e no Regimento Escolar, em consonância com a política educacional e orientações emanadas da Secretaria de Estado da Educação.

A equipe pedagógica é composta por professores graduados em Pedagogia.

Composta por:

Eliany Kozak Bertoncello (Período Matutino)
Elizandra S. Quintiliano (Período Vespertino)
Dejane F. Ferreira da Silva (Período Noturno)
Fone para contato: (46)35327042 Fax: (46)35327040

Compete à equipe pedagógica:

I. subsidiar a Direção com critérios para a definição do Calendário Escolar, organização das classes, do horário semanal e distribuição de aulas;

II. elaborar com o Corpo Docente, o plano de trabalho docente e o plano de ação da escola em consonância com as Diretrizes Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação;

III. assessorar e avaliar a implementação dos programas de ensino e dos projetos pedagógicos desenvolvidos neste Estabelecimento de Ensino;

IV. coordenar a elaboração e acompanhar a efetivação do Projeto Político-Pedagógico, e do Plano de Ação do estabelecimento;

V. orientar a comunidade escolar na construção de um processo pedagógico, em uma perspectiva democrática;

VI. acompanhar o processo de ensino, atuando junto aos alunos e pais, no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria;

VII. subsidiar o Diretor e o Conselho Escolar com dados e informações relativas aos serviços de ensino, prestados por este Estabelecimento e ao rendimento do trabalho escolar;

VIII. coordenar a construção coletiva e a efetivação da Proposta Pedagógica Curricular do estabelecimento de ensino, a partir das políticas educacionais da Secretaria de Estado da Educação e das Diretrizes Curriculares e Estaduais;

IX. elaborar com o Corpo Docente os planos de recuperação a serem proporcionados aos alunos que obtiverem resultados de aprendizagem abaixo dos desejados;

X. coordenar a elaboração e acompanhar a efetivação de propostas de intervenção decorrentes das decisões do Conselho de Classe;

XI. propor à Direção a implementação de projetos de enriquecimento curricular a serem desenvolvidos por este Estabelecimento e coordená-los, se aprovados;

XII. coordenar o processo de seleção dos livros didáticos, se adotados por este Estabelecimento, obedecendo às diretrizes e aos critérios estabelecidos pela Secretaria de Estado da Educação;

XIII. instituir uma sistemática permanente de avaliação do Plano Anual deste Estabelecimento de Ensino, a partir do rendimento escolar, do acompanhamento de egressos, de consultas e levantamentos junto à comunidade;

XIV. participar, sempre que convocado, de cursos, seminários, reuniões, encontros, grupos de estudo e outros eventos; participar do Conselho Escolar, quando representante do seu segmento, subsidiado teórica e metodologicamente as discussões e reflexões acerca da organização e efetivação do trabalho pedagógico escolar;

XV. participar da organização pedagógica da biblioteca do estabelecimento de ensino, assim como do processo de aquisição de livros, revistas, fomentando ações e projetos de incentivo à leitura;

XVI. acompanhar os estagiários das instituições de ensino quanto às atividades a serem desenvolvidas no estabelecimento de ensino;

XVII. promover a construção de estratégias pedagógicas de superação de todas as formas de discriminação, preconceito e exclusão social;

XVIII. coordenar a análise de projetos a serem inseridos no Projeto Político-Pedagógico do estabelecimento de ensino;

XIX. acompanhar o processo de avaliação institucional do estabelecimento de ensino;

XX. orientar e acompanhar a efetivação de procedimentos didático-pedagógicos referentes à avaliação processual e aos processos de classificação, reclassificação, aproveitamento de estudos, adaptações e progressão parcial, conforme legislação em vigor;

XXI. orientar, acompanhar e visar periodicamente os Livros Registros de Classe e a Ficha Individual de Controle de Nota e Freqüência;

XXII. organizar registros de acompanhamento da vida escolar do aluno;

XXIII. coordenar e acompanhar o processo de Avaliação Educacional no Contexto Escolar, para os alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem, visando encaminhamento aos serviços e apoios especializados da Educacional Especial, se necessário;

XXIV. acompanhar os aspectos de socialização e aprendizagem dos alunos, realizando contato com a família com o intuito de promover ações para o seu desenvolvimento integral;

XXV. acompanhar a freqüência escolar dos alunos, contanto as famílias e encaminhando-os aos órgãos competentes, preenchendo a ficha FICA (ficha de comunicação ao aluno ausente), quando necessário;

XXVI. assegurar a realização do processo de avaliação institucional do estabelecimento de ensino;

XXVII. cumprir e fazer cumprir o disposto no Regimento Escolar.







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